[Dicas Anticoach] #2 - Folha de referência!
E aí, meus aspirantes a competidores! Como estão? Eu dei uma sumida porque sei lá, coisas da vida. Também estou a passinhos de tartaruga terminando as coisas do cosplay da Jinx Kawaii Café e tenho esperança de que consigo terminar ele até a Gamescom em maio. Mas se não conseguir também tudo bem, tem outros eventos (e outros cosplays pra usar).

Embora o assunto que eu vá tratar hoje seja um pouco mais avançado e provavelmente não seja tão útil para quem tá começando, resolvi que ia aproveitar que to editando meu modelo padrão pra me inscrever pra concursos pra dividir recursos e materiais com vocês.

Aproveita que essa daqui é pedrada até pra quem já deu entrada no INSS cosplayer:

Vamos falar da famigerada Referência Para Concursos!!!!!

Mais uma vez, Menuzinho para facilitar a vida de vocês, xuxus :)

✨Lista de dicas✨


Eu comecei a participar de concursos basicamente no mesmo ano em que comecei a fazer cosplay. Minha primeira participação em concurso foi em 2008 mesmo, na categoria desfile do concurso do Anime Friends. Na época, eu não levava referência, mas isso sempre era salientado como uma boa prática para auxiliar os jurados na hora de julgarem seu figurino.

Como uma pessoa que já foi juíza de concurso mais de uma vez (IMPRESSIONANTE, NÉ????), posso afirmar com provas e convicção: uma folha de referência ajuda pra caramba. Obviamente, vão ter personagens que muita gente conhece (e alguns conhecemos até demais, mas isso é assunto pra outra fita), mas alguns vão ser mais nichados e tá tudo bem. Eu, por exemplo, não vou saber de cabeça todos os detalhes de um cosplay do jogo Genshin Impact, mas se aparecer um personagem de Borderlands eu provavelmente vou lembrar até da cor da calcinha.

(A da Moxxi é verde água.)

Então, nesse post eu vou dar dicas de como criar sua própria folha de referências e também dividir meu modelo no Canva com vocês, caso estejam com preguiça. Porque eu sou assim, ✨generosa✨.

Dica #1 - Ache imagens de todos os ângulos!

Sim, eu sei, é difícil principalmente quando o personagem é mais antigo ou de uma obra menos popular. Mas o importante é mostrar o personagem de todos os ângulos possíveis: frente, costas, lados, detalhes, detalhes de acessórios e sempre evitando fanarts, já que em seus desenhos quem ilustra coloca sua interpretação do personagem no papel.

Para isso, é preciso de um pouco de trabalho para pesquisar bastante na internet ou mesmo reassistir a série, jogar o jogo; enfim, ter acesso à obra e tirar muitos prints do que você está querendo mostrar pros jurados. 

Uma dica que eu dou é fazer a busca direto no Google Imagens e também utilizar sites e termos específicos, como, por exemplo, [personagem] character sheet. Um exemplo dessa busca poderia ser essa daqui: anya forger character sheet site:tumblr.com (inclusive, experimenta jogar essa busca no google!). Eu poderia ficar horas aqui explicando estratégias pra buscar imagens de forma assertiva mas aí o texto deixaria de ser sobre cosplay e viraria um texto sobre Biblioteconomia.

Faça faculdade, gostoso demais!


Dica #2 - Diferentes concursos pedem diferentes formatos de referência

Essa aqui eu aprendi depois de ser jurada. Nem sempre os juízes vão ter tempo de analisar a referência com calma, então, principalmente na categoria Desfile, o ideal é que a referência seja toda visual. Entretanto, em alguns concursos a banca julgadora recebe as fichas de referência antecipadamente e consegue ver o material enviado com mais cuidado. Nestes contextos, é interessante colocar um resumo do seu personagem e, se possível, do que você pretende levar pro palco, para dar uma referência aos jurados do que esperar.

Em resumo, para Desfiles, faça uma referência visual, mais enxuta, com o que for necessário para avaliarem seu figurino. Já para Apresentações e concursos com vira-vira (esse conceito eu explico outro dia, ok?), faça a referência mais completa, com os textos que couberem na estrutura do concurso.

Exemplo de uma folha de referência minha que uso em concursos de Desfile. A ideia veio depois de julgar o Heromix e eu pensei em que tipo de elementos me ajudariam a ter uma boa visão para avaliar os figurinos apresentados :)


Dica #3 - Faça seu documento em um arquivo aberto e salve em todos os lugares!!!!

Eu só consegui recuperar as poucas referências que eu não perdi no limbo e passar pra um modelo bonitinho porque elas estavam em formato ODT (Libre Office). Atualmente, eu tenho usado a plataforma Canva para fazer minhas referências mas, seguindo a filosofia adulta de ser uma hipócrita eu recomendo que vocês tenham esses arquivos abertos salvos em dispositivos físicos. Pode ser o computador, seu celular, não importa, desde que não estejam apenas na nuvem.

(Inclusive após este parágrafo eu baixei meu arquivo do Canva e salvei no celular. Obrigada Fuinha, a melhor Anticoach do Mundo Doce e região.)

Dessa forma, mesmo que perca acesso à sua conta ou o serviço seja encerrado, você tem esse documento em outro formato, salvo fisicamente em um lugar que você consegue abrir para atualizar suas referências sempre que possível.

Dica #3.5 - Preste atenção aos formatos

O formato tem que ser um que você consiga abrir depois. Não importa se você fez uma apresentação de slides para suas referências (recomendo 1 slide por cosplay, e sim, a regra é a mesma do currículo de procurar emprego), uma imagem de Photoshop ou GIMP, um documento de texto com as fotos; NÃO IMPORTA!!!!!!

Só crie um documento que você consiga abrir em alguma outra máquina ou aparelho celular no futuro.

(Se eu for além disso, vira aula de preservação digital e, obviamente, Biblioteconomia de novo.)

Dica #4 - Inspire-se!!

Eu não sou a única que faz folhas de referências nesse planeta, e você pode ir adaptando a de várias pessoas para criar a sua, ou fazer a sua do seu jeitinho. Não existe certo ou errado! O que existe é uma ferramenta que auxilia a banca de júri fazer um cara-crachá do seu figurino e confirmar que você está arrasando!

(E se eles discordarem eles são bobocas.)

Dica #5 - Se estiver com preguiça...

Pode usar o meu design. Ele foi feito no Canva mas, se você criar uma cópia do design na sua conta, consegue baixar em outros formatos de edição pra fazer como quiser.

Só clicar e baixar :)


Acho que as dicas que eu tenho hoje são essas. Nada muito fora do esperado, mas talvez ajude alguém????????? Eu acho.

Para os próximos capítulos estou planejando fazer um post sobre materiais, quais baratinhos são mais viáveis, sites e formas de comprar etc., mas pode ser que demore um pouco.

Se cuidem, amores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Agente Sundown, em posição!

Artemyss, bibliotecária e cosplayer. Divide o tempo entre reclamar da vida e jogar Borderlands. Fotógrafa, trilíngue, shippeira e fangirl. Blog de opiniões pessoais e cotidiano com assuntos aleatórios. Atualmente está refém das amarras do capitalismo e não consegue mais fazer lives, mas está o dia todo procrastinando no BlueSky 🦋 (+)

extra info: virgo | zaunite | chaotic good



Agências Aliadas


Jukebox ♡
(na verdade é um comunicador)



Missões Prioritárias


Informações detalhadas sobre a missão neste endereço!


Estantes do CEDOC

Powered by Blogger