[Dicas Anticoach] Episódio #01 - Fazendo cosplay baratinho

Era uma vez uma pobre Fuinha que morava em Guarulhos. Hoje, ela mora em São Paulo, mas continua pobre

Nesse primeiro post, eu vou falar um pouquinho de como foi meu processo de decisão para meu primeiro cosplay e como vocês podem escolher começar com personagens simples, com designs mais urbanos que podem ser feitos com roupas suas mesmo, ou de brechó, ou com uma costureira de bairro (se você tiver com um pouco mais de grana).

Vamos lá?

Pra facilitar a leitura, vou deixar aqui três âncoras com atalhos pro conteúdo :)

Bom, meu primeiro cosplay foi a Maho Izawa, do anime de 1998 Kareshi Kanojo no Jijou, um shoujo bem bacana mas que a GAINAX não fez o final. Dá pra ver que a roupinha é bem simples! Mas eu gostava muito muito dessa personagem (ainda gosto) e, como eu era uma adolescente que vivia de juntar dinheiro de aniversário pra fazer as coisas (o que per se já é um pouco de privilégio) eu precisava de uma roupa que fosse fácil de mandar fazer e que eu conseguisse pagar com o dinheiro que eu tinha, então dentre as personagens que eu queria muito fazer cosplay, acabei escolhendo ela. Inclusive, o fator CRUCIAL pra escolha dela foi eu usar o cabelo tingido de preto e não precisar de peruca.


meio pixelado mas acho que dá pra ver. no caso, eu fiz a versão do blazer :) Ah! A Maho é a primeira personagem, a de cabelo comprido!

Já pegou a visão, né? (olha eu usando gíria de jovem kkkk). Pra fazer esse cosplay acontecer, eu:

  • Fiz uma lista de personagens que eu gostava
  • Desses, vi qual era o com roupa mais acessível
  • Garimpei essas roupas na minha casa (a camisa, as meias e a gravata são todas coisas que eu já tinha!)
  • E, só depois, mandei fazer (o blazer e a saia)

"Mas se eu fizer um cosplay simplão, como eu vou conseguir views e seguidores nas redes?" 

TU QUER FAZER COSPLAY PORQUE GOSTA OU PORQUE QUER SER FAMOSE? Porque eu logo te aviso: não vai. Mas essa devia ser tua ÚLTIMA preocupação ao decidir fazer um cosplay. E sabe por quê?

PORQUE ESSA HISTÓRIA DE COSPLAYER CELEBRIDADE/INFLUENCER QUE TE VENDERAM É UMA ILUSÃO

Sim, existem muitos cosplayers que hoje têm cosplay como profissão. Eu conheço basicamente todos eles. A esmagadora maioria começou de forma parecida com a que eu descrevo aqui, então não acredite em quem te vende que é fácil trampar nesse meio. Essas pessoas trabalharam MUITO DURO, POR MUITOS ANOS pra chegarem onde estão. Não caiam em papo de quem vende castelo na areia mas só se tornou relevante por conta de barraco.

Agora, quer saber como você faz isso de forma prática? Vamos lá.

1. Escolha o personagem

Você vai ver de todos os bonecos que você gosta os mais acessíveis pra você. E eu enfatizo a parte do gostar porque é uma coisa que vai te gastar no mínimo tempo, então tu tens que estar feliz de usar essa roupa,  ok? Vou dar esse exemplo com o meu futuro cosplay (VAI SAIR SHIU) de Adrien Agreste, de Miraculous Ladybug.

essa criança linda aqui (sinto muito, se você é menor de 16 anos pra mim ainda tá na categoria criança)

2. Hora da aula de artes

Agora, você vai pegar esse boneco e vai planejar em cima dele. Pode ser pelo celular, tablet se tu tiver ou se você for uma alma idosa que veio direto de 1945 num papel. Se conseguir imprimir, melhor, mas pode ser só um croqui de qualidade duvidosa:

Fala sério, eu sou o próximo DaVinci (comprem produtos MeiriSakura!!!)

Aí você vai DESTRINCHAR a roupa dessa criatura. Olha tudo. No caso do Adrien, temos:

  • 01 unidade de camiseta preta;
  • 01 unidade de camisa social;
  • 01 calça jeans;
  • 01 cinto de calça;
  • 01 par de tênis;
  • 01 bolsa carteiro (opcional);
  • 01 cabelo loiro (opcional/dá pra fazer com meu cabelo eventualmente);
  • 02 olhos verdes (opcional).

3. Bora ir à caça

E, finalmente, dessas coisas, vai ver o que já tem em casa ANTES de pensar em gastar dinheiro com a roupa.

Desses eu tenho: camiseta preta, calça jeans, cinto e tênis.

Ficou faltando, de item não-opcional, a camisa social. Aí você pergunta: é aqui que eu saio às compras?

E eu respondo: de forma alguma, minha criança. Você vai ser uma criatura inconveniente e perguntar para família e amizades quem poderia gentilmente te ceder esta linda camisa social até eventualmente você conseguir ter uma para chamar de sua.

Foi atrás e ninguém tem? Simples: vá atrás de brechós ou bazares! Existem muitos online atualmente e também vários bazares beneficentes, principalmente em instituições de auxílio a pessoas vulneráveis e igrejas. No caso do Adrien, uma camisa social branca é bem fácil de achar, mas vocês não têm ideia da quantidade de coisa legal que dá pra garimpar em bazar, viu?

só pro post não ficar meio pelado de imagens kkkkk

Lojas de roupas, mesmo que seja Shopee, Mercado Livre, Shein, comércios populares (tipo o Brás aqui onde moro) ou essas de departamento, somente, única e exclusivamente em último caso! O foco é economizar o máximo no cosplay, portanto sejam sim mãozinhas de vaca 🐄.

E aí, com tudo ajeitadinho, tu tem o seu cosplay! E o melhor: gastando super pouquinho! E sabe de uma coisa legal? Esse processo serve pra vários cosplays que você ainda vai fazer na sua vida. Vou deixar alguns exemplos meus aqui :)


A Videl foi meu terceiro cosplay. Eu gastei literalmente 0,60 centavos nela porque tive que comprar a fita de cetim do cabelo. A blusa e o shorts era meu uniforme de treino do time de vôlei, as luvas eu fiz com restos mortais de uma legging que tava indo com deus e o broche eu fiz na mão pintando com canetinha do meu estojo da escola mesmo. O tênis eu tinha ganhado de aniversário pouco tempo antes :)
A Hikari Yagami/Kari Kamiya foi um pouco mais caro, porque eu tive que comprar a bermuda e a peruca, mas o restante foi com coisas que eu já tinha em casa também. A blusa é uma blusa que foi da minha mãe, o lenço era um retalho de TNT que eu não lembro por que caralhos eu tinha em casa e o tênis eu customizei um velho. O primeiro apito que eu usei era um de festa de aniversário HYASHAHAHA. Depois acabei comprando um de verdade. O digivice eu fiz de biscuit. E eu não lembrava da existência desse digivice.


A Undyne só tá aqui por conta do cosplay que vem depois dela. No caso dela, eu comprei tudo novo: A regata, a calça e as botas. A única coisa que eu já tinha era a peruca e os materiais pra fazer os acessórios. Tive que comprar a maquiagem também. Não foi exatamente caro, mas também não foi tão barato porque eu peguei a calça na (falecida) Forever 21 e eles eram meio careiros :~



Já o cosplay de 18 é literalmente o cosplay da Undyne com uma saia por cima e uma camiseta por baixo kkkkkkkkkk. A peruca é da Anna (outro coplay meu) e o colete é o que restou de uma jaqueta que eu tinha desde os 13 anos. A camiseta, o cinto e a saia eu tive que comprar, mas como eram roupas mais do dia-a-dia, deve ter saído uns R$ 100 no máximo (e dá pra usar depois, eu uso a saia direto pra ir trabalhar, hehe). Sem falar que toda vez que me enchem o saco pra ir fantasiada na firma eu vou com esse cosplay.


Por último, temos essa versão da Anya. Esse cosplay é uma camiseta masculina tamanho grande que me custou 30 reais no Mercado Livre e um par de presilhas de cabeça que comprei na Liberdade por uns R$ 15. O sapato e as meias eu aproveitei de roupas que eu já tinha (o sapato, inclusive, é do cosplay da Maho que eu falei lá no começo!) e o Sr. Quimera eu já tinha comprado pro outro cosplay de Anya que eu tenho (o do uniforme). Só comprei a fita de cetim pro laço, que deve ter saído coisa de 1 real? E foi isso. A peruca eu já tinha também, mas super daria pra fazer com meu cabelo se eu quisesse.

Viu como dá pra fazer cosplays bacanas gastando pouco ou mesmo nada com as coisas que você tem em casa? Sim, não são cosplays que vão ganhar uma bateria do desfile da BGS ou te botar na final da CCXP, mas (quase) ninguém começou desse jeito. Não tem aquela trend do "primeiro você começa, depois você melhora"? Isso vale pra você também :)

Começa do jeitinho que você pode. Com o tempo, você vai conhecer pessoas e aprimorar suas técnicas, encontrar lojas e, se for adolescente ainda, vai começar a trampar, ganhar um dinheirinho que talvez sobre pra gastar um pouco com você. Vai por mim. Dá certo.

Se cuidem, bebam água e amo vocês <3

2 comentários:

Gabi disse...

Ei Artemys! Aaaaa, que post incrível! Eu sempre quis fazer um cosplay, uma vez que quase fiz o do Luigi, mas acabou não indo pra frente. Hoje em dia, meu sonho seria fazer o da Vex'ahlia, de Vox Machina, mas a renda não permite por enquanto. Quem sabe um dia, né? Adorei a vibe pé no chão e realista de que cosplay não precisa custar uma fortuna pra ser especial.

Beijinhos~
https://justmegabs.blogspot.com/

[REDACTED] disse...

Aaaa fico feliz que tenha gostado!! Cosplay é uma coisa muito especial pra mim e eu adoro dividir o que eu sei com os outros hahaha.

Eu apoio muito vc fazer cosplay quando der!! Vi aqui a personagem que tu sonha fazer e vai bastante couro e pele né? ;_; Mesmo que tenha opções baratas pra fazer ainda é uma grana que pode fazer falta x.x Eu mesma atualmente não tenho feito projeto novo hahaha to só terminando os que já estavam pela metade :~

Quanto ao toque realista, é que o pessoal mais jovem tem entrado na comunidade achando que fazer cosplay é sempre investir em algo super elaborado e nem é :( Daí todo mundo fica triste e frustrado. Sei lá, eu sempre fiz cosplay única e exclusivamente pra me divertir então essa visão de influencer é muito alienígena pra mim o.õ

Muito obrigada pelo comentário!!!!

Postar um comentário


Agente Sundown, em posição!

Artemyss, bibliotecária e cosplayer. Divide o tempo entre reclamar da vida e jogar Borderlands. Fotógrafa, trilíngue, shippeira e fangirl. Blog de opiniões pessoais e cotidiano com assuntos aleatórios. Atualmente está refém das amarras do capitalismo e não consegue mais fazer lives, mas está o dia todo procrastinando no BlueSky 🦋 (+)

extra info: virgo | zaunite | chaotic good



Agências Aliadas


Jukebox ♡
(na verdade é um comunicador)



Missões Prioritárias


Informações detalhadas sobre a missão neste endereço!


Casos Arquivados

Powered by Blogger