Diário cosplay | Jinx Kawaii Cafe [Parte III]

Bom dia, meus bombons de licor! Como estão? Eu estou aqui de volta com a seção "Diário Cosplay", que nunca chegou a sair dos rascunhos do meu blog do Tumblr porque no fim eu acabei terminando a Jinx Star Guardian correndo e não consegui registrar tudo. 

(Não que eu esteja registrando tudo dessa produção, mas sigamos.)

Hoje, vou contar um pouco do processo de produção do meu cosplay de Jinx Kawaii Café, que basicamente é uma roupinha de maid; dizer o que foi mais difícil, o que me surpreendeu no processo, quanto gastei, quanto tempo levei pra terminar e por aí vai.

Caso você queira ir direto pra alguma das partes específicas, aqui temos um sumário bem maroto de tudo o que faz parte desse diário!


Introdução

Começo esse diário comentando que eu levei mais de um ano pra terminar essa roupa, principalmente porque eu só comecei ele depois de uns sete meses de ter comprado os tecidos. Produção consistente, mesmo, foi coisa de uns quatro, cinco meses -- e com uma pausa considerável entre janeiro e abril --, e justamente por levar tanto tempo que eu pude experimentar e aprender muita coisa. Foi extremamente divertido poder ter espaço e tempo pra esse processo criativo e eu estou muito feliz de não ter corrido pra terminar essa roupa. 

(Ok. Talvez eu tenha corrido um pouco no final. AINDA ASSIM!!!!)

Mas agora, vamos para a produção?

Esse post vai ser dividido em várias partes, e eu irei postando conforme for terminando os detalhes de cada peça!


Avental

Famoso "achei que seria fácil, mas aí ficou difícil, mas então percebi que era fácil porém também difícil" do cosplay. Basicamente eu fui descobrindo como fazer essa peça aos poucos, durante a produção mesmo.

Primeiro eu achava que era um avental comum, mas aí ele parecia um corpete. Daí eu fui olhar e o corpete na verdade era um vestido e o vestido teria que ter uma saia godê pra manter o caimento da saia de baixo.

Olha. Puxado.

Daí, comecei a olhar as alças e fiquei em dúvida se era cruzado ou reto. Descobri que eram OS DOIS. Fiquei descaralhada da cabeça. Daí lembrei que teria que fazer um babado pra bainha de uma saia godê e percebi que Deus me abandonou.

Vocês acham que o desespero acabou por aí? Claro que não.

Conforme eu ia fazendo a peça, mais perto ia chegando de ser obrigada a fazer os detalhes em dourado e lembrando que o vinil holográfico que eu uso pra fazer essas peças NÃO. É. LAVÁVEL. À. MÁQUINA.

E aí eu fiquei dois meses enrolando e pensando em uma alternativa que no fim foi: a primeira que eu tinha pensado logo que fiz o molde desse INFERNO.

Claro que isso atrasou a produção do cosplay e ele só ficou pronto pra Gamescom, um ano depois de eu ter começado a fazer a roupa.

Mas no fim, deu tudo certo! =D

O avental é feito de crepe Amanda em tom off-white, assim como todos os acessórios em branco do cosplay. A parte do corpete tem uma entretela bem levinha -- eu tinha considerado colocar barbatana mas acabei desistindo --, quase uma terceira camada de tecido mesmo, e atrás o corpete-avental fecha com cordas trançadas (tipo ilhós, mas eu não usei ilhós nessa peça). A saia acabou sendo aberta na parte de trás e eu não sei como vou juntar ou fechar esse troço, mas isso é um problema pra Fuinha do futuro (ou seja, pra Fuinha de alguns parágrafos abaixo que vai fazer um edit pra inserir a solução).

A SOLUÇÃO: prender a ponta com um botão no cós e deixar o restante aberto mesmo, fodac (ficou fofo, gente! E o laço esconde quase tudo então /shrugs)

Os babados todos foram feitos com o mesmo tecido do avental, mas cortados em cerca de três vezes o comprimento da saia (que eu gostaria de lembrar a vocês: é uma saia godê) e franzidos meio que na máquina mesmo, enquanto eu ia costurando. Foi mais simples do que eu pensei que seria? Sim. Gostaria de ter que fazer de novo? Não. Repetirei isso em algum momento? Com certeza.

Todo o restante é feito em EVA forrado com vinil holográfico e pregado no avental (por enquanto) com alfinetes e velcro. A ideia é fazer um bordado com o formato das aplicações todo em velcro e passar a prender esses detalhes só com velcro no avental, tirando apenas quando for lavar. Como o velcro que eu inicialmente usei era muito grosso, tive que diminuir a espessura do bordado da parte de baixo, o com os arabescos. Como a saia é rodada, o EVA grosso não acompanhou o movimento da roupa, o que deixou a parte de baixo com um aspecto... Esquisito. Então, pra deixar essa parte como um bordadinho mesmo mas ainda com um pouco de relevo, eu passei um estilete no meio da peça, como se estivesse cortando pão.

Os botões dourados na frente do avental são botões de plástico ABS pintados com tinta metálica e presos por alfinetes, também sendo retirados pra lavar. Tive um cuidado BEM específico em pensar na lavagem dessas roupas porque eu já perdi peças douradas demais pra máquina de lavar pra ter que refazer todo esse processo de novo. Não sei se todos os vinis holográficos estragam quando joga na máquina pra lavar, mas esse que eu peguei sim, então eu fiz o máximo que eu pude de peças removíveis para evitar refação no futuro.

Acho que com relação à produção do avental, é isso. Não tenho muitas fotos porque, além de eu esquecer de tirar, costurar essa peça foi realmente... Frustrante. Eu quase desisti do cosplay e vendi o que já tava feito a preço de produto alimentício sabor banana porque esses detalhes em dourado tiraram minha paz. Não ficou como eu queria, assim que eu terminei eu já tava querendo refazer tudo, achando tudo um lixo e querendo chorar. Muita coisa foi resolvida praticamente na hora de usar porque é aquilo: papel aceita tudo, mas a realidade, nem tanto. Mas sei lá, melhor feito do que perfeito e o pior já passou.

Infelizmente esse post não é tão animado quanto os outros. Mas, às vezes fazer cosplay é assim mesmo: morrer para viver, como diria a grande empresária do ramo do varejo Andressa Urach. Um beijo, um queijo e se cuidem, amores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Agente Sundown, em posição!

Artemyss, bibliotecária e cosplayer. Divide o tempo entre reclamar da vida e jogar Borderlands. Fotógrafa, trilíngue, shippeira e fangirl. Blog de opiniões pessoais e cotidiano com assuntos aleatórios. Atualmente está refém das amarras do capitalismo e não consegue mais fazer lives, mas está o dia todo procrastinando no BlueSky 🦋 (+)

extra info: virgo | zaunite | chaotic good



Agências Aliadas


Jukebox ♡
(na verdade é um comunicador)



Missões Prioritárias


Informações detalhadas sobre a missão neste endereço!


Estantes do CEDOC

Powered by Blogger